Visite o Site TechLagarto - Manutenção Online.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Jogue sem Hardware, jogue nas NUVENS!


Graças à 'computação em nuvem', máquinas modestas podem rodar jogos 'pesados'

A companhia Rearden Studios anunciou um sistema chamado OnLive, que permite jogar games para PC que exigem grande processamento - o caso mais notório é"Crysis" - num computador modesto e até mesmo numa TV.

O conceito é simples: em vez dos jogos serem processados na sua própria máquina, todo trabalho é feito por uma rede de sistemas interligados, e apenas o resultado final é entregue ao usuário. O sistema é chamado de"computação em nuvem".

A única exigência é ter uma conexão de internet de banda larga. Com 1,5 Mbps de velocidade, é possíveljogar em definição padrão (480p); para ter imagens em alta resolução (720p) épreciso pelo menos 5 Mbps. A promessa é que os games rodem a 60 quadros por segundo. De acordo com a companhia, o "lag" é mínimo, comservidores e um sistema patenteado de compressão de vídeos que leva um únicomilissegundo para processar e entregar as imagens.

Totalmente online


Todo o sistema funciona sob demanda. Os jogos são alugados ou comprados por distribuição digital, usando um computador (PC ouMacintosh) ou um "microsconsole" comprado a parte, se o usuário quiser jogar na TV. Além de adquirir os jogos, também é preciso pagar uma taxa de assinatura pelo uso do serviço. Nenhum preço foi divulgado.

Na Game Developers Conference (GDC), foram mostrados 16 jogos para o OnLive, incluindo os games "Burnout Paradise", "F.E.A.R. 2:Project Origins", "Prince of Persia 4" e "Crysis Wars". De acordo com a companhia,produtoras como Electronic Arts, THQ, Eidos, Codemasters, Ubisoft, Atari,Warner Bros., Take-Two e Epic Games estão interessadas no projeto.

O serviço está atualmente em fase interna de testes. No terceiro trimestre,está previsto um teste público, e o lançamento comercial está programado parao final do ano.
A Game Developers Conference, que acontece em SanFrancisco até esta sexta-feira (27), tem
cobertura ao vivo do UOL.

Fonte: www.uol.com.br/jogos

Nenhum comentário: